segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pedras que andam ? Acho que não !

Já faz algum tempo que circula na Internet o mistério das pedras de Death Valley, nos EUA, que aparentemente se movem sozinhas. E não é pra menos visto que esse mistério intriga cientistas há décadas. Algumas pedras que deixam rastros de movimento no chão chegam a pesar mais de 300kg. 




Foram atribuídas varias explicações ao fenómeno: Vento, enchentes, aliens, capiroto, dentre muitos outros, mas o paleontólogo e oceanógrafo Richard Norris e seu primo, James Norris parecem ter resolvido o mistério.


Estudando o Fenómeno


  Muitas teorias foram formuladas desde que os cientistas, em 1948, tentaram explicar o que causava o deslocamento das pedras. Norris parece ter a explicação mais consistente para o acontecimento. De acordo com ele, as pedras se movem graças a uma mistura de agua, gelo, sol e vento. Nas noites mais frias, formam-se camadas de gelo ao redor da pedra. Quando estas camadas derretem elas empurram as pedras causando o movimento descrito. É claro que as condições para a ocorrência do fenómeno tem que ser ideais e o movimento é lento. 




  Para confirmar esse estudo Norris inseriu dispositivos GPS nas pedras e sincronizou a leitura removida desses com uma pequena estação meteorológica construída próxima ao local. Também foi instalada uma camera digital time-lapse que fotografou o movimento das pedras.
  Foram precisos dois anos de pesquisa para observar o evento, tempo curto visto que as condições ideais podem levar décadas para ocorrer. Norris não só observou o fenomeno em primeira mão como fez um vídeo explicando o evento e mostrando as imagens time-lapse obtidas.

  Por isso, se algum dia você for a Death Valley, não tenha medo de ser atacado por nenhuma pedra. A menos que você vá em um dia de frio, tempestade e espere o sol aparecer para derreter o gelo, não por que se preocupar pois as pedras não irão a lugar algum!


Sem comentários:

Enviar um comentário